Blog da Automate Brasil

Conteúdo preparado para lhe guiar no universo do RPA 

Robot as a Service: uma tendência tecnológica que toda empresa deve considerar

Automate Brasil
17 janeiro 2023

Robot as a Service: uma tendência tecnológica que toda empresa deve considerar

De todos os indicadores, o Robot as a Service (RaaS) estão crescendo rapidamente. A ABI Research prevê que haverá 1,3 milhão de instalações de RaaS até 2026, gerando US$ 34 bilhões em receita. Vejamos o que os Robot as a Service implicam, as razões de seu crescimento e algumas empresas que oferecem soluções RaaS e as tarefas que podem suportar.

O que são Robot as a Service (RaaS)?


Muitos agora estão familiarizados com o conceito de Software as a Service (SaaS) ou Big Data as a service (BDaaS), o modelo de serviço pré-pago ou baseado em assinatura. Em uma configuração semelhante, aqueles que se inscrevem em robôs como serviço obtêm os benefícios da automação de processos robóticos alugando dispositivos robóticos e acessando um serviço de assinatura baseado em nuvem, em vez de comprar o equipamento imediatamente. As dores de cabeça da propriedade, como pagar um equipamento caro e lidar com problemas de manutenção que surgem, são evitadas com o RaaS.

O que fez o RaaS ganhar popularidade?

As empresas estão cada vez mais intrigadas com o RaaS por causa de sua flexibilidade, escalabilidade e menor custo de entrada do que os programas de robótica tradicionais. Esses atributos permitem que empresas de pequeno e médio porte se beneficiem da robótica sem o investimento inicial muitas vezes proibitivo.

Normalmente, os robôs são usados para substituir trabalhos de baixa remuneração feitos por humanos nas empresas. Mas, como os robôs são muito caros, pode levar anos até que as empresas percebam o retorno de seu investimento. Essa realidade impediu que muitas organizações menores investissem em robôs. Essa é uma das razões pelas quais o RaaS é bastante atraente hoje. O RaaS também oferece às organizações a capacidade de aumentar e diminuir a escala rápida e facilmente em resposta às mudanças nas condições do mercado e nas necessidades do cliente. Oferece custos mais previsíveis e menos capital inicial para começar.

A globalização também reduziu o custo do hardware. Também é fácil se inscrever e encontrar soluções de computação em nuvem poderosas e baratas que permitem que os robôs sejam oferecidos como um serviço de custo variável com pacotes de assinatura. Além disso, as empresas já estão confortáveis com o modelo de negócios, pois muitas delas já utilizam o modelo de software como serviço.

Existem muitas empresas em vários setores que estão se beneficiando do RaaS, desde armazéns e centros de atendimento até assistência médica e segurança. A medida que outros setores percebem usos para robôs, o RaaS diminui a barreira de entrada para que eles possam testá-los e experimentar soluções robóticas.

Exemplos de plataformas RaaS

Os robôs já haviam causado impacto nos setores automotivo e de manufatura, mas, graças ao RaaS, as vantagens da automação robótica também podem ser aproveitadas por pequenas e médias empresas.

RaaS para uma variedade de usos

Como muitos provedores de tecnologia mudam da venda de produtos para a venda de serviços como RaaS, ainda há coisas a serem superadas, como a quantidade de personalização do hardware para tornar os robôs úteis para organizações individuais com necessidades específicas. Portanto, embora uma plataforma base possa ser consistente em muitas entidades, adaptações serão necessárias para os robôs levando a janelas de implementação mais longas e mais caras. Independentemente das dores de crescimento, o RaaS será a solução que muitas organizações buscam.

Conheça o serviço de RaaS da Automate Brasil: http://raas.automate.com.br/

Bernard Marr
Via: https://www.forbes.com/sites/forbesdigitalcovers/2018/07/12/why-the-rocks-social-media-muscle-made-him-hollywoods-highest-paid-actor/?sh=2e9d7099136b