Blog da Automate Brasil

Conteúdo preparado para lhe guiar no universo do RPA 

Como sua empresa pode se beneficiar da automação de ponta a ponta

HelpSystems
15 fevereiro 2022

A automação costumava ser uma ferramenta usada quase exclusivamente nas áreas mais técnicas do negócio — desenvolvedores, operações de TI e talvez um ou dois usuários de negócios que pudessem escrever uma macro.


Para tirar o máximo proveito da automação, sua empresa deve adotar uma estratégia de automação de ponta a ponta. “No final das contas, se você apenas entregar às suas equipes um monte de ferramentas de automação diversas, isso não criará necessariamente ativos duradouros para o seu negócio.” Mas com a automação de ponta a ponta, você pode reunir todos, de negócios a TI, para transformar digitalmente sua organização.

O que é automação de ponta a ponta?
Simplificando, a automação de ponta a ponta é a capacidade de automatizar processos desde o front-end até o back-end – e tudo mais. A automação de front-end simplifica as tarefas focadas em interatividade, sites e processos atendidos no nível da interface do usuário (UI). Pense em processos como extração de dados do site, geração de relatórios e entrada de dados. A automação de back-end lida com os processos autônomos e aproveita as APIs para transações de alta capacidade especificamente definidas. Pense em itens como processamento em lote, processamento de banco de dados, movimentação de arquivos e scripts do PowerShell.

Reunir essas abordagens dá à sua organização uma abordagem holística. A automação de ponta a ponta pode fornecer uma solução completa que reúne suas demandas de tecnologia e, por fim, ajuda sua empresa a funcionar com mais eficiência, otimizando recursos. Isso é especialmente útil para organizações que estão lutando para controlar uma complexa rede de processos de TI executados em uma ampla variedade de aplicativos e plataformas.

Aqui estão apenas alguns dos benefícios mais importantes da automação de ponta a ponta:

- Aplique dependências entre plataformas e aplicativos para unificação do fluxo de trabalho
- Melhore a consistência e a confiabilidade da execução do processo
- Reduza o custo e o esforço de gerenciamento enquanto melhora a acessibilidade dentro da organização
- Obtenha uma visão consolidada do que está acontecendo em todo o ambiente
- Identifique e responda automaticamente a problemas caso eles surjam
- Forneça notificações oportunas, direcionadas e personalizadas para quando a intervenção manual for necessária