Blog da Automate Brasil

Conteúdo preparado para lhe guiar no universo do RPA 

Invenções da ficção científica que se tornaram realidade

Daniel Oliveira
22 abril 2021

Você já imaginou que determinadas atividades do seu trabalho podem ser realizadas por máquinas?
Isso já é realidade nos dias de hoje, e com o nítido avanço da tecnologia, muitas tarefas "mecânicas" que antes eram feitas por mãos humanas, hoje já podem ser realizadas por braços e mentes robóticas.
A tecnologia a serviço da qualidade de vida permite também que atividades repetitivas em computadores hoje sejam feitas por robôs programados pra isso, é a chamada automação.

Os filmes de ficção há muito tempo já ditavam algumas tendências, e pode-se dizer que a tecnologia bebeu muito nessa fonte, exemplificamos aqui algumas invenções nos filmes que se tornaram realidade, confira:

Celular
Hoje o aparelho é praticamente uma extensão de nossos braços, mas eles surgiram apenas em 1973, ainda no formato “tijolão” – a saber, trata-se do Motorola DynaTAC, que pesava mais de 1 kg! Por anos, achava-se que a inspiração teria sido a série clássica de Star Trek, mas, em 2015, o criador Martin Cooper falou que a ideia surgiu após ler uma revistinha do Dicky Tracy, que trazia um rádio bidirecional de pulso, uma espécie de comunicador semelhante a um celular. Mas não dá para descondierar os efeitos do Capitão Kirk nessa novidade.



Hologramas 3D
A cena da princesa Leia mandando um recado a Obi-Wan Kenobi, em Star Wars: Uma Nova Esperança, chama a atenção para algo muito futurístico para a época: os hologramas 3D. Em 2018, através de uma técnica chamada exibição volumétrica, pesquisadores da Universidade Brigham Young, nos EUA, conseguiram recriar a proposta do cinema com o uso de lasers, mas ainda em escala muito pequena.



Veículos autônomos
Em uma cena de O Vingador do Futuro, de 1990, Arnold Schwarzenegger entra em um táxi que não possui um motorista humano. Em seu lugar, está um boneco que funciona como computador de bordo, ou seja, o veículo seria todo autônomo. As pesquisas nessa área estão cada vez mais avançadas, com diversas montadoras correndo contra o tempo para tornar essa tecnologia acessível a todos.



Impressora 3D
Os fãs de Star Trek certamente vão se lembrar dos replicadores, que são instrumentos capazes de materializar instantaneamente qualquer objeto. Hoje em dia, as impressoras 3D não fazem isso tão rapidamente, mas conseguem criações complexas em um tempo muito curto. No futuro, provavelmente a velocidade de impressão irá aumentar exponencialmente, chegando próxima a de um replicador.

Via
https://www.tecmundo.com.br/cultura-geek/151629-10-invencoes-ficcao-cientifica-tornaram-realidade.htm