Blog da Automate Brasil

Conteúdo preparado para lhe guiar no universo do RPA 

RaaS - a opção que atende demandas específicas na automação.

Daniel Oliveira
05 abril 2021

Empresas sempre almejam eficiência e qualidade em seus setores, a automação através do RPA hoje já é um recurso utilizado como forte aliado na manutenção da excelência dentro das empresas. Os gestores cada vez mais vêem a automatização dos processos como uma realidade, sempre há espaço para otimizar, independentemente da sua abordagem de RPA. Mas identificar os processos certos que proporcionarão o maior ROI é fundamental para garantir o sucesso do seu projeto.
Sem estratégia e planejamento adequados, se torna inviável garantir o sucesso de uma robotização. Antes de você se aprofundar em sua jornada de RPA, é importante entender as necessidades das pessoas, processos e infraestrutura que garantam uma implantação bem-sucedida.

A depender da estrutura e estratégia do cliente, muitas vezes o volume de processo não é suficiente para uma automação completa, necessitando apenas de robotização em processos pontuais ou específicos, sem a necessidade de gastos com contratação de licenças de software e equipe especializada. Para atender essa conjuntura, o modelo de automação RaaS (Robot as a Service) surge como uma possibilidade, pois é baseado em uma biblioteca com diversos serviços já desenvolvidos disponíveis na nuvem e que atuam sob a demanda da empresa.


Dentro desse contexto de necessidades, surgem demandas específicas, tarefas repetitivas que muitas vezes são compartilhadas por empresas brasileiras, como:

- Consultas em sites públicos;
- Pesquisas;
- Download de documentos;
- Tratamento de dados;
- Processamento de arquivos;

Fazer boas escolhas sobre sistemas e infraestrutura prepara o cenário para um rápido crescimento e evita futuros transtornos. Se você seguir as mesmas práticas recomendadas de desenvolvimento para sua automação que seguiria para outros sistemas críticos, estará no caminho certo

Independente da escolha.
Vale ressaltar que a atuação da equipe humana ainda é a chave para uma transformação bem-sucedida e para escalar um RPA, seja qual for, com sucesso.