Blog da Automate Brasil

Conteúdo preparado para lhe guiar no universo do RPA 

Como é a jornada RPA?

Automation Anywhere
01 dezembro 2020

Saiba como funciona uma jornada de rpa.

o que é rpaA jornada RPA começa com o conhecimento. O centro da implementação e adoção de RPA bem-sucedidas é a equipe de pessoas que se tornarão os especialistas em RPA dentro da organização. Para a equipe e para a organização como um todo, a destreza do RPA cresce e se aprofunda a cada etapa do caminho do RPA.

1ª Etapa: descoberta

Qual é a sua visão para a transformação digital?

Determinar sua prontidão para o RPA (a próxima etapa na jornada do RPA) está intimamente ligado à abordagem de sua organização para a transformação digital.

Se estiver iniciando o processo, faça muitas perguntas - tanto interna quanto externamente. Entre em contato com parceiros, fornecedores e outras organizações confiáveis que já estão em seu caminho de RPA para informar a criação da visão de como sua organização se parece durante e após a transformação digital.

Dica de sucesso: Coloque as pessoas no centro dos seus planos. Envolva uma ampla variedade de partes interessadas e traga o RH para a mesa desde o início. Pessoas, em todos os níveis, são basicamente seus agentes de mudança e campeões de RPA.

2ª Etapa: a preparação

Quem serão os seus líderes RPA? E o que você vai automatizar primeiro?

Existem duas funções críticas de liderança a serem preenchidas: patrocinador de RPA e especialista em RPA. O patrocinador RPA é o seu campeão de automação de nível sênior. Ele tem influência orçamentária. O evangelista da RPA é o líder do seu projeto. Essa pessoa alinhará os líderes das unidades de negócios e departamentos para determinar os candidatos certos aos processos de negócios para automação.

Configure sua prova de conceitos e/ou piloto de RPA para o sucesso, visando processos de automação que tenham alto valor comercial e definindo critérios de sucesso antes de iniciar a automação. Para sua primeira automação, evite processos de negócios de baixo risco/baixa recompensa. Automatizar um processo trivial tornará muito difícil estabelecer seu caso de negócios para RPA.

Defina os critérios de sucesso em torno dos problemas que você precisa resolver e dos ganhos que deseja obter. Por exemplo:

  • Melhorar a precisão do processo de negócios

  • Reduzir custos

  • Aumentar o nível de conformidade

  • Aumentar a produtividade

  • Melhorar o envolvimento dos funcionários

  • Melhorar a competitividade, agilidade

3ª Etapa: encontrar um fornecedor de rpa

Avalie e selecione sua solução e modelo de suporte mais adequados

A ética da reciprocidade? Pense a longo prazo. RPA, ou mais amplamente, automação inteligente, é um mercado em rápida evolução. Um fornecedor que será relevante como um parceiro contínuo terá demonstrado experiência e estabilidade e terá investido para continuar a se adaptar e inovar.

Olhando para a expansão do RPA e atingindo as metas de transformação digital, o RPA só pode ter sucesso em escala quando sua força de trabalho tiver autonomia para automatizar por conta própria. Você precisará escolher um software RPA que não seja apenas tecnicamente poderoso, mas também excepcionalmente intuitivo. Na mesma linha, esteja ciente da necessidade de aprendizagem contínua e procure por programas de treinamento e aprendizagem integrados para apoiar a melhoria/requalificação contínua.

Pense na segurança. Os bots RPA irão interagir com seus sistemas e dados confidenciais. Isso não deve assustá-lo, mas serve como um lembrete para examinar as declarações de segurança e fazer muitas perguntas sobre arquitetura, DevSecOps e certificações de segurança RPA.

Finalmente, planeje-se para pedir ajuda. Procure um modelo de suporte de RPA abrangente que priorize o seu sucesso.

4ª Etapa: fazer uma PoC RPA

Teste o seu caso de negócios RPA, modelo de implementação e suposições, em seu contexto de negócios exclusivo.

O valor de sua prova de conceito de RPA está em ver se as suposições de seu caso de negócios eram precisas e comprovar seu modelo de implementação.

Lembrete: escolha um processo para automatizar primeiro que tenha potencial significativo para ganhos por meio da automação, e não um processo com o menor risco. Pontos de bônus se os processos atingirem o maior número possível de sistemas e aplicativos de tecnologia de negócios.

5ª Etapa: Desenvolvimento de um projeto piloto de rpa 

Teste RPA no mundo real de suas operações comerciais

Pós-PoC, a próxima etapa na jornada RPA é colocar um processo automatizado na operação diária.

Seu piloto de RPA seguirá o modelo de implementação conforme definido em seu PoC, e você avaliará o desempenho do piloto de RPA em relação a critérios de sucesso predefinidos e requisitos de saída de piloto específicos. Agora é a hora de garantir que você esteja incluindo pessoas. Aprenda com a experiência de todos no piloto de RPA para preparar sua implantação para ampla adoção de RPA.

6ª Etapa: centro de excelência em rpa, o COE.

Estabeleça seu centro global para padrões e supervisão RPA.

Planeje a adoção de RPA em larga escala criando um CoE global com foco na eficácia e governança.

Seu CoE será responsável por criar padrões e propagar as melhores práticas, ferramentas e modelos que dão suporte a usuários de negócios que criam bots. O CoE concentrou a experiência em RPA para ajudar as unidades de negócios a começarem a construir e otimizar suas próprias automações.

7ª Etapa: a expansão da sua automação

Crie um impulso contínuo e estenda e aprofunde o uso do RPA em toda a organização

É aqui que sua seleção de software RPA intuitivo de usar realmente se destacará. A expansão do RPA depende de sua força de trabalho usando o RPA por conta própria.

Com a orientação do CoE, as unidades de negócios e departamentos iniciam as funções de criação de bots que serão os motores diários da automação. O CoE se concentrará em monitorar o progresso, estabelecer as melhores práticas, promover sucessos e continuar a aprimorar recursos e experiência.

8ª Etapa: transformação digital ao automatizar com rpa

Veja os resultados do envolvimento de todos no RPA

A RPA é um facilitador importante para a transformação digital, não apenas ao fornecer uma maneira acessível para os processos de negócios se tornarem mais “digitais”, mas ao alterar a experiência de trabalho humano e ao estabelecer o estágio para um aumento mais complexo e inteligente e uma transformação dos negócios.

Automação como parte integrante da vida profissional - parte do DNA da sua organização - significa que os silos digitais são uma coisa do passado, e os processos de complexidade crescente podem ser automatizados, com as pessoas agregando valor aplicando a criatividade humana e a invenção para resolver novos problemas.


Clique nas palavras mais procuradas no nosso site para enteder melhor o qué o RPA: uipath, o que é r p a, rpa significado, o que é rpa, uipath academy, rpa automatização, rpa automação, rpa automation, rpa robot, automation rpa, significado de rpa, rpa - robotic process automation brasil.