Blog da Automate Brasil

Conteúdo preparado para lhe guiar no universo do RPA 

Qual a diferença entre CRM e ERP?

Automation Anywhere
21 agosto 2020

Os dois são tipos semelhantes de tecnologias projetadas para melhorar a eficiência de suas operações. Mas existem algumas diferenças fundamentais entre eles.

Duas das maiores siglas no mundo dos negócios são CRM (customer relationship management) e ERP (enterprise resource planning). Ambas hoje em dia são essenciais para a gerenciamento e integração dos negócios, entenda como. 

O que é CRM?

Conforme mencionado, a gestão do relacionamento com o cliente é uma ferramenta tecnológica. O objetivo é ter um software que gerencie de forma centralizada todas as interações de sua organização com clientes e possíveis clientes. O CRM ajuda sua empresa a melhorar o relacionamento com os clientes quando você se conecta pela primeira vez e adiante.

Com o software CRM, você tem uma área onde armazena todas as informações de clientes e clientes em potencial, descobre oportunidades para converter vendas e muito mais. Aqui estão alguns dos benefícios que o CRM traz para a sua empresa:

  • Melhor atendimento ao cliente: este é o benefício mais óbvio que o CRM oferece à sua organização. Seu atendimento ao cliente será exponencialmente melhor com o software CRM, pois você terá registros de todas as comunicações com os clientes. Isso significa que você pode oferecer a eles um nível de serviço mais personalizado com base no que você sabe sobre eles.

  • Taxas de rotatividade mais baixas: converter clientes é uma coisa, mas retê-los é outra. A rotatividade de clientes é um grande problema para algumas empresas, e o CRM pode ajudá-lo a reduzir isso com ferramentas que analisam a opinião do cliente, automatizam serviços de emissão de chamados, automatizam o atendimento ao cliente e muito mais.

  • A automação aumenta a eficiência: além de automatizar o atendimento ao cliente, as ferramentas Robotic Process Automation (RPA) podem automatizar tarefas repetitivas e servis. Essa ferramenta abre caminho para que os trabalhadores humanos façam o trabalho criativo de alto nível necessário para administrar uma empresa, aumentando a eficiência de suas operações.

O CRM ajuda a gerenciar suas operações comerciais de um lugar para melhorar o relacionamento com os clientes e ajuda a retê-los tanto quanto possível.

O que é ERP?

O software de planejamento de recursos empresariais (ERP) ajuda as organizações a gerenciar as atividades diárias de negócios. Isso inclui diminuição de riscos e ferramentas de conformidade, orçamento, gerenciamento da cadeia de suprimentos e muito mais. Os conjuntos de ERP compartilham informações de várias fontes de dados para garantir que haja um repositório central para gerenciar as operações.

Aqui estão vários benefícios de um ERP:

  • Melhora a colaboração organizacional: por ter dados de vários departamentos em um único local, é mais fácil para todos na empresa ter uma visão geral e colaborar de forma eficiente e precisa com outros departamentos.

  • Melhor atendimento ao cliente: ao se comunicar melhor de departamento para departamento, as soluções de ERP permitem que as soluções de atendimento ao cliente sejam mais robustas. Quando você tem uma imagem mais abrangente de um cliente do ponto de vista do ERP, está melhor preparado para atendê-lo.

  • Custos reduzidos: o ERP também pode ajudar a economizar custos ao consolidar relatórios financeiros e eliminar a replicação de dados. Além disso, as empresas podem fazer um orçamento melhor e alocar recursos quando têm uma visão complexa de seu quadro financeiro, ajudando-as a cortar custos.

Diferença entre CRM e ERP

O CRM e o ERP são projetados para fortalecer sua empresa, mas atuam de maneiras diferentes. Um sistema de CRM se concentra no lado do cliente, buscando impulsionar suas vendas, reforçando as interações com o cliente por meio de suas várias ferramentas. A tecnologia de CRM tem como objetivo criar clientes mais fiéis, reduzindo as taxas de rotatividade.

Por outro lado, um ERP aumenta a eficiência, dando aos executivos de sua organização uma "visão geral" em tempo real do que está acontecendo dentro da empresa. O objetivo aqui é cortar custos e alocar melhor os recursos.

Então, o que o futuro reserva para CRM e ERP?

Três coisas podem definir o CRM no futuro:

  • O Gartner prevê que o mercado de CRM crescerá a uma taxa composta de crescimento anual de 13,7% (CAGR) até 2021.

  • A inteligência artificial (AI) e a automação desempenharão um papel maior no reforço dos resultados do CRM. AI e RPA serão usados para automatizar tarefas, otimizar campanhas de marketing e melhorar os preços dos produtos.

  • A personalização se tornará mais eficaz para criar ainda mais interações diretas. Os dados serão usados para criar interações com o cliente baseadas no histórico, preferências, contexto e intenção.

No futuro, o ERP também evoluirá de forma a tornar a vida mais fácil para empresas e clientes. Aqui estão três coisas que podem definir o ERP no futuro:

  • Existirão Mega-ERP suites. Quem são esses? Eles serão soluções que abrangem vários departamentos ao mesmo tempo, fornecendo uma visão holística de fatos, comportamento e outros dados. Com essas informações disponíveis em vários departamentos, os funcionários estarão melhor equipados para tomar decisões mais difíceis de negócios.

  • Recomendações de ação também são provavelmente algo do futuro próximo. Assim como suas decisões de compra levam a recomendações na Amazon, as ferramentas equipadas com AI ajudarão você a tomar melhores decisões de negócios com base em suas ações anteriores.

  • A automação terá um papel importante no futuro do ERP combinado com o RPA, ajudando a reduzir erros, automatizar tarefas repetitivas e melhorar a tomada de decisões. Espere mais disso no futuro.

Os dados são a chave de tudo

O elemento comum do futuro de CRM e ERP é que as empresas terão mais dados disponíveis e maneiras mais avançadas de usar os dados. O objetivo é aumentar os lucros, cortar custos e desenvolver relacionamentos mais fortes com os clientes. Embora CRM e ERP possam diferir em suas abordagens, ambos estão preparados para ajudar as empresas a crescer consideravelmente nos próximos anos.

What do you want to do ?
New mail