Nos últimos anos, a automação de processos ganhou popularidade, mas o futuro dela ainda não está claro para todos.
Fase atual do RPA
Para atualizar, veremos como as coisas estão hoje. Um estudo da Deloitte mostra que 53% da organização possui iniciativas de RPA. Em média, essas organizações levam menos de 12 meses para atingir o ROI. E 78% das organizações com programas de RPA existentes planejam aumentar significativamente seus investimentos em RPA.
Alguns anos atrás, a maioria das empresas estavam apenas aprendendo o que era RPA. Agora, as empresas que deram um salto com o RPA estão aprendendo a seguir em frente, tentando expandir o uso e buscando encontrar o máximo de valor agregado. O que poderia ter sido um experimento em novas tecnologias agora é um elemento básico na tomada de relatórios, processamento de faturas, provisionamento de usuários e outros processos de negócios repetitivos entediantes, porém importantes. Embora nem todas as empresas tenham adotado o RPA, o mercado não está parado. Então, quais são as tendências de RPA que devemos esperar para 2020?
Olhando em frente: RPA 2020
1. Maior aceitação de RPA
A Deloitte prevê que 72% das grandes organizações terão iniciado sua jornada de RPA até o final de 2020. As pessoas estão identificando um valor incrível adotando o RPA ou vendo os seus concorrentes adotando uma tecnologia que as coloca à frente dos demais. Nesse ritmo de adoção, 100% das organizações adotarão a tecnologia até 2024.
2. Maior gasto com RPA
Com o aumento da adoção, os gastos com RPA continuarão a aumentar. A Forrester prevê que o mercado de software RPA atingirá US $ 2,9 bilhões em 2021 — acima dos US $ 250 milhões em 2016. Esse salto gigante nos quatro anos não reflete necessariamente um aumento no preço, mas a explosão da adoção do RPA nesse período. As organizações que respondem pela forma como o software é precificado podem obter um valor real e poderão definir conforme expandem o uso.
3. Usando o RPA para manter a eficiência
Ninguém espera por uma desaceleração econômica, mas como os mercados mostram alguns indicadores importantes de que ela pode estar à nossa frente a qualquer momento, o RPA se torna uma necessidade. Será importante que as empresas otimizem sua força de trabalho atual, equipando-as com assistentes digitais (bots) para cuidar de tarefas repetitivas e demoradas, para que funcionários humanos possam usar sua criatividade e inovação para levar os negócios mais longe do que nunca.
4. Repensando o RPA
Até o final de 2020, algumas organizações terão remorso do atual fornecedor e buscarão soluções diferentes de RPA porque seu software estava desalinhado com as metas de negócios, o uso na empresa estava muito isolado ou porque o software não podia ser dimensionado além do caso de uso inicial.
Se foi a ferramenta errada, o problema está no planejamento envolvido no período da adesão. Neste caso as empresas voltarão ao ponto inicial para decidir como fazer melhor.
À medida que mais e mais empresas adotam e procuram escalar as soluções de RPA, o foco precisará estar na escolha dos processos certos e da ferramenta de automação correta, a fim de apoiar os funcionários e aproveitar ao máximo a RPA.